domingo, fevereiro 19, 2012

Ornatos Violeta





Capitão Romance. Chaga. Dia mau. Deixa morrer. O.M.E.M.
Bigamia. Coisas. Nada é fácil de amar. Mata-me outra vez.
Um crime à minha porta. Dez lamúrias por gole. Circo de feras.
Letra S. Raquel. Planos de merda. Tempo de nascer. Notícias do fundo.



Os Ornatos Violeta foram uma banda portuguesa de rock alternativo, com fusão de algumas outras tendências, incluindo o ska e o jazz.
É originária da cidade do Porto, composta por Manuel Cruz na voz, Nuno Prata no baixo, Peixe na guitarra, Kinorm na bateria e Elísio Jonas nos teclados. Com apenas dois álbuns publicados, depressa se tornou uma referência na música portuguesa do final dos anos 90, embora o ponto alto da sua carreira corresponda sobretudo aos últimos 3 anos da década. A banda decidiu então separar-se no final de 2000, juntando-se para um concerto único de celebração do seu 10º aniversário na KEIMAS 2001.
Ainda em 2002, surgem os Pluto, banda de rock ligeiramente mais tradicional, que inclui na sua formação, como vocalista e guitarrista secundário Cruz, e como guitarrista principal Peixe. Outro projecto de Manel Cruz (voz), surgido no mesmo ano, foram os Supernada, ainda sem álbuns editados, e composto por mais quatro membros: Miguel Ramos (baixo), Ruca (guitarra), Eurico Amorim (teclado) e Francisco Fonseca (bateria).
Os temas Capitão Romance e Chaga fizeram parte da banda sonora do filme Rasganço de Raquel Freire.
Em 2006, Nuno Prata lança o seu primeiro álbum a solo onde participam como convidados, entre outros, os restantes ex-membros dos Ornatos Violeta. Em 2008, Manel Cruz lança o projecto Foge foge bandido, com um álbum duplo, O amor dá-me tesão/Não Fui Eu Que Estraguei. O teclista Elísio Donas participaria então no grupo Per7ume, do qual sairia em Agosto de 2008. A 31 de Maio de 2010 sai o primeiro álbum de Zelig, banda da qual faz parte o guitarrista Peixe. O baterista Kinorm, esteve envolvido em diversos projectos, com destaque para Mata Tu, Patrón! e Plus Ultra, com Gon, dos ZEN.
Discografia:

Cortesia Wikipedia


Sem comentários: